O Dia Mundial da Alimentação nasceu em 1981, com a fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Com esta comemoração, o objetivo é de discussão e conscientização da opinião pública sobre a alimentação e a nutrição. A cada ano, é proposto um tema central para a discussão e, neste ano o tema proposto é: “As nossas ações são o nosso futuro. Um mundo com fome zero para 2030 é possível”.

Com esta proposta, nós nutricionistas e profissionais da saúde precisamos refletir sobre alguns pontos onde toda a população deve ser alertada, pois a alimentação diária precisa e merece ser encarada como uma proposta primordial para a qualidade de vida dos indivíduos.

Ter boa alimentação sempre esteve em alta, e o resgate de hábitos antigos, e comportamentos relacionados à nutrição têm ganhado destaque nos últimos anos. Isso porque a comida tem um importante significado para nós: o ato de comer não é apenas uma forma de suprir nosso organismo de nutrientes – é, também, uma forma de enriquecer nossa cultura, socializar e perpetuar bons hábitos de vida, além de fortalecer laços emocionais. Em cada canto do Brasil encontramos diferentes biomas que fornecem uma rica diversidade de alimentos, que representam a base da alimentação das famílias regionais.

Socializar estes alimentos, por meio do conhecimento desta biodiversidade, é uma excelente forma de promover maior acessibilidade alimentar para a população – uma vez que este conhecimento mobiliza pequenos agricultores e a produção orgânica – além de promover melhora da qualidade de vida e redução do risco de doenças crônicas.

Neste dia Mundial da Alimentação, vamos focar nestas importantes questões que estão associadas ao alimento, atuando assim na promoção da segurança alimentar e da alimentação saudável e sustentável. Como nutricionistas, é nosso dever pensar além dos alimentos como fontes de nutrientes – precisamos pensar em como este alimento chega às mesas dos consumidores e nos diferentes âmbitos envolvidos.

http://redefacima.com/wp-content/uploads/2018/10/mundial.jpghttp://redefacima.com/wp-content/uploads/2018/10/mundial-150x150.jpgGeovana NeivaNutriçãoO Dia Mundial da Alimentação nasceu em 1981, com a fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Com esta comemoração, o objetivo é de discussão e conscientização da opinião pública sobre a alimentação e a nutrição. A cada ano, é...Rede  Facima