Como seres humanos, todos somos iguais, ainda que alguns valores se diferenciem, dependendo da família que fazemos parte e da sociedade em que vivemos. Por essa razão, o respeito às diferenças, ao diverso, às distintas culturas e raças, também deve fazer parte da educação que damos aos nossos filhos. Algo que devemos ensinar as crianças desde cedo.

A criança deve receber uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita, em condições de igualdade, a oportunidade de desenvolver suas atitudes, seu juízo individual, seu sentido de responsabilidade moral e social, e chegar a ser um membro útil e participativo da sociedade. A criança deve ser protegida contra todas as práticas que possam incentivar a discriminação. Deve ser educada num espírito de compreensão, solidariedade, tolerância, amizade, paz e fraternidade. São direitos fundamentais para a vida de todas as crianças.

A discriminação da criança pode ocorrer em diversas situações. Por isso, é extremamente importante que as crianças aprendam a não discriminar nem ver o racismo com algo normal. A criança deve compreender que a diversidade existe e como tal deve ser respeitada. As crianças devem fazer amigos e respeitar aos demais, independentemente de sua cor de pele, traços, cabelo, se é chinês, árabe, indígena, se fala outro idioma, e a respeitar sua cultura e tradições.

As crianças devem saber que a diversidade nos traz riquezas de informações e de experiências. Que podemos aprender muito com as diferenças. Ao invés de criticá-las, devemos dar-lhes o devido valor e aprendermos com elas. Essa é uma tarefa importante principalmente nos dias de hoje, em que as famílias mudam de um lugar para o outro com muita frequência.

A criança pode aprender a ser respeitosa em relação à diversidade:

– Quando seus pais também são

– Quando leem contos e histórias de outras culturas

– Na escola e colégios. As crianças devem aprender a amar seus companheiros

– Quando valorizam os idiomas

– Quando crianças diferentes se encontram em lugares como, parques, acampamentos de verão, colônias de férias, no colégio, etc.

– Em exposições sobre diferentes países, como na Festa das Nações, que acontecem em diversos lugares

– Nas viagens, conhecendo outras tradições e costumes

– Nas excursões

– Brincando e compartilhando momentos e brinquedos com todos

 Fonte: https://br.guiainfantil.com

http://redefacima.com/wp-content/uploads/2018/05/racismG.jpghttp://redefacima.com/wp-content/uploads/2018/05/racismG-150x150.jpgElâniaPedagogiaComo seres humanos, todos somos iguais, ainda que alguns valores se diferenciem, dependendo da família que fazemos parte e da sociedade em que vivemos. Por essa razão, o respeito às diferenças, ao diverso, às distintas culturas e raças, também deve fazer parte da educação que damos aos nossos filhos. Algo que devemos ensinar...Rede  Facima