Atualmente, muito se ouve falar sobre os “mapas de ideias”, mas afinal, o que são eles? Um mapa de ideias ou (mapa mental) nada mais é do que uma espécie de centralizador capaz de nortear todos aqueles envolvidos em um projeto.

Basicamente, nele são colocadas as decisões e passos a serem tomados de forma que a equipe fique sempre atualizada sobre o que está sendo feito e qual será a próxima etapa.

Mapas de ideias podem ser simples ou extremamente elaborados, lembrando muito um tipo de fluxograma. De modo geral, esta ferramenta visa concentrar informações otimizando tempo e facilitando o trabalho de todos, uma vez que os dados mais pertinentes sobre o planejamento em questão constam neste “documento”.

Mapa de ideais: Vamos conhecer?

Por que devo incentivar minha equipe a usar um mapa mental?

É comprovado que quando uma empresa adere aos modelos de mapas mentais, o trabalho flui de maneira mais adequada e com menos perda de tempo – já que todos os interessados possuem acesso ao planejamento e à sua “to-do list”, para gerenciar suas tarefas.

Desta maneira, é menos difícil que as pessoas se percam e não saibam sobre o andamento do processo como um todo.

No início, a maioria das empresas que decide aderir à utilização de um mapa mental enfrenta uma certa resistência à mudança por parte dos funcionários. É comum que muitas pessoas vejam o fato de ter que “anotar” e acompanhar tudo por um programa novo e desconhecido gere reclamações.

Isso acontece por não saberem de fato como isso irá ajudá-lo, mas a medida que o processo for sendo instituído e os colaboradores percebendo o quanto tal prática acelerou seus processos de criação e entrega, acredite: eles não vão querer trabalhar de outra forma.

Como escolher um bom mapa de ideias

Existem diversas opções de mapa de ideias no mercado. É possível desde esboçar mapas manualmente até aderir a um software especializado, um aplicativo de celular ou utilizar um programa online.

Para saber qual a melhor opção para o seu tipo de negócio, o indicado é analisar o projeto em que está trabalhando, suas demandas e principalmente o quanto o modelo escolhido poderá ou não ajudá-lo na sua execução.

Algumas alternativas gratuitas podem suprir as necessidades de empresários num primeiro momento. É uma forma de ir se acostumando com o processo a fim de testar suas funcionalidades e gerar maneiras capazes de reduzir o tempo de aplicação das tarefas.

Nomes como o MindMeister, o FreeMind e o XMind são estão consolidados do mercado e ajudam milhares de gestores e empresários na rotina de trabalho.

Confira algumas boas opções de mapas mentais

MindMeister

Possui versão gratuita e paga para criar um mapa de ideia ideal, dependendo da necessidade do cliente. É operado 100% online e por isso pode ser acessado de qualquer local, a qualquer momento. Layout amigável e operação intuitiva.

FreeMind

É um software totalmente gratuito compatível com todos os sistemas Windows, MAC e Linux. Depois de fazer seu download, os usuários têm acesso total às suas ferramentas (que são bem simples e fáceis de serem usadas).

XMind

Também com versões pagas e gratuitas, o software é compatível com Windows, MAC e Linux e oferece opções interessantes e diferenciadas de compartilhamento de dados. Seu diferencial está na facilidade de aplicar imagens aos mapas e não somente textos como a maioria.

Interessou? Procure a melhor maneira de introduzir um mapa mental na rotina de sua equipe e confira de perto as maravilhas que este organizador de ideias e planejamentos pode fazer pelo seu negócio! Mapa de ideias: tenha a certeza de que vale a pena comprar essa ideia.

Mapas de ideias agilizam e trazem mais produtividade ao negócio.

http://redefacima.com/wp-content/uploads/2018/02/images.jpeghttp://redefacima.com/wp-content/uploads/2018/02/images-150x150.jpegProf. Alessio SandroAdministraçãoSem cursoMapa de Idéias: Uma boa opção para inovações dentro da empresa Atualmente, muito se ouve falar sobre os “mapas de ideias”, mas afinal, o que são eles? Um mapa de ideias ou (mapa mental) nada mais é do que uma espécie de centralizador capaz de nortear todos aqueles envolvidos em...Rede  Facima