Para alguns universitários, pode parecer uma missão impossível cumprir todos os compromissos do curso (ou do estágio) sem perder momentos de lazer e sem abrir mão de saúde e qualidade de vida. Mas tudo é uma questão de saber administrar tempo na faculdade.

Diante das pressões decorrentes dos estudos e do estágio, é muito comum se sentir perdido e até desesperado em alguns momentos. Se você se identifica com essa situação, não se preocupe! Continue a leitura e confira dicas para administrar melhor o seu tempo:

UTILIZE UMA AGENDA

Além de organizar seus compromissos, a agenda os torna mais visíveis. Os afazeres dentro de uma faculdade são muitos, e confiar somente na sua memória é muito arriscado. Você pode esquecer de algum projeto ou alguma prova — o que é normal, já que a cabeça de um universitário é muito atribulada.

Então, seja amigo da sua agenda: anote tudo o que você tem que fazer na faculdade, as datas de entrega, as instruções de como os trabalhos devem ser feitos etc. Seja detalhista, pois, quanto mais você anotar em sua agenda, mais você poupará a sua cabeça.

ESTABELEÇA UM HORÁRIO PARA ESTUDAR

Prestar atenção nas aulas não é o suficiente: é preciso reforçar as matérias estudando diariamente em casa. Para tudo existe um equilíbrio — então não deixe que os estudos tomem todo seu tempo livre, mas também não deixe de estudar.

Delimite uma quantidade de horas diárias para reforçar o que foi visto em aula. Também aconselhamos que você estabeleça um horário fixo para isso — por exemplo, estudar das oito às dez da noite.

Essa medida traz uma sensação de obrigação em cumprir com os horários. Assim, é menos provável que você procrastine. A orientação também vale para os dedicados: ter um horário delimitado de estudos evita que você passe horas e horas estudando e se esqueça de dedicar um tempo para seu lazer.

APRENDA A PRIORIZAR

Para quem tem a vida regrada e quase não tem tempo de sobra, saber priorizar é essencial. Pois o tempo que você gasta fazendo algo desnecessário poderia ser muito bem utilizado realizando uma tarefa relevante.

Faça primeiro tudo o que for mais importante, ou o que tiver menor prazo de entrega. Assim, quando você terminar essas tarefas, poderá utilizar o restante de seu tempo com calma porque o essencial já terá sido feito.

Também é bom lembrar que é normal não cumprir com todos os seus compromissos — afinal, você não é uma máquina. Mas, caso você tenha que deixar de realizar algum trabalho, saiba escolher muito bem. Evite faltas nas disciplinas em que você tem mais dificuldade ou naquelas em que precisa tirar nota maior, já que você pode se prejudicar ainda mais no futuro.

TENTE FAZER TUDO COM ANTECEDÊNCIA

A procrastinação é a vilã da vida de muitos universitários, e deixar tudo para última hora é um erro terrível. Imprevistos podem acontecer a todo momento e seus professores podem não ser flexíveis. Mas quem realiza seus afazeres com antecedência tem tempo de sobra para reajustar seus planos e cronograma.

Além da flexibilidade, começar a fazer um projeto um mês antes de sua data de entrega, por exemplo, permite que você faça tudo com mais calma. Não será preciso que você fique dias sem dormir direito ou sacrifique suas horas de lazer.

Não é fácil administrar tempo na faculdade, mas práticas simples facilitarão (e muito) o seu dia a dia. Tendo a vida acadêmica organizada, sobrará mais tempo para você dedicar a si mesmo. E, claro, não se esqueça que ter seus momentos de lazer e cuidar da sua saúde são pontos que não devem ser deixados de lado.

Ficou mais fácil? Então, convidamos você a continuar lendo outras informações sobre Administração e Estágio.

http://redefacima.com/wp-content/uploads/2018/01/voce-sabe-como-administrar-o-tempo-na-faculdade-aprenda-agora-1024x546.jpeghttp://redefacima.com/wp-content/uploads/2018/01/voce-sabe-como-administrar-o-tempo-na-faculdade-aprenda-agora-150x150.jpegProf. Alessio SandroAdministraçãoEstágio  Para alguns universitários, pode parecer uma missão impossível cumprir todos os compromissos do curso (ou do estágio) sem perder momentos de lazer e sem abrir mão de saúde e qualidade de vida. Mas tudo é uma questão de saber administrar tempo na faculdade. Diante das pressões decorrentes dos estudos e do estágio,...Rede  Facima